sexta-feira, 3 de junho de 2016

Primeiras Impressões - Star Wars (parte I)

Eu nunca fui fã de "Star Wars", nem sequer tinha interesse em ver os filmes da saga. Mas, acontece que eu tenho um irmão. Um irmão que não sabe tietar sem querer contaminar todos a sua volta com seus objetos de interesse, então ele sempre tenta "aliciar" mais seguidores para as coisas que gosta. É um recrutador de fandons. Foi assim com Hannah Montana (sem sucesso, graças a deus), Green Day (sucesso, mas razoável) e Star War (vocês saberão...).
Portanto, esta é uma crítica/resenha escrita despretensiosamente, por alguém que até pouco tempo sabia não muito, ou quase nada, sobre a saga. Além disso, não é uma crítica especializada, então não esperem comentários sobre ângulos de câmera, luz usada pelo diretor, ou qualquer outro aspecto de comentarista profissional. Sou só mais uma Glória Pires.
As regras da brincadeira:
Inicialmente, mostrarei a sinopse[1] dos filmes e farei breves comentários sobre cada um, para no fim fazer um comentário geral sobre o que achei da saga. Devido à sua extensão, este post será dividido em duas partes, a primeira lançada hoje e segunda liberada amanhã, como especial de fim de semana. Vou comentar na ordem que assisti (Episódios IV, V, I, II, III, VI, VII). Essa, segundo meu irmão, é a melhor maneira de assistir os filmes. Vamos lá!

1. Episódio IV - Uma Nova Esperança (1977)
Imagem retirada da internet
 
Sinopse Original:
Luke Skywalker (Mark Hammil) sonha ir para a Academia como seus amigos, mas se vê envolvido em uma guerra intergaláctica quando seu tio compra dois robôs e com eles encontra uma mensagem da princesa Leia Organa (Carrie Fisher) para o Jedi Obi-Wan Kenobi (Alec Guiness) sobre os planos da construção da Estrela da Morte, uma gigantesca estação espacial com capacidade para destruir um planeta. Luke então se junta ao cavaleiro Jedi e a Han Solo (Harrison Ford), um mercenário, para tentar destruir esta terrível ameaça ao lado dos membros da resistência.

Comentários:
Os fãs que me perdoem, mas achei esse filme fraquinho. E não, não é por causa dos efeitos especiais. Sinceramente, eu acho que fez o sucesso que fez, dando origem a esse "monstro" que hoje é o universo Star Wars, somente por que naquela época (1977), não existia nada parecido. Achei o roteiro muito simples. Afinal, eles só foram atrás da Estrela da Morte (nave do Império), deram uns poucos tiros e pronto. Grande feito. Destruíram uma nave.
Mas justiça seja feita, o filme tem seus méritos, afinal estamos falando de Star Wars. Desde o início, é perceptível como esse filme lançou "as bases" do que seriam os filmes de ficção científica e fantasia nas décadas seguintes: figurino, efeitos, trilha sonora. Além disso, os personagens são muito carismáticos. O R2D2, para mim, é praticamente um Minion de sua época (impossível não simpatizar com aqueles gritinhos que ele dá quando é atacado). A Leia, apesar de no início fazer o papel de mocinha em perigo, participa ativamente das lutas! O que certamente não era comum em 1977, uma ousadia elogiável. Já Han Solo, é aquele cara meio malandro, mas com um charme que é impossível não simpatizar. O Luke é a personificação do herói perfeito, não preciso nem dizer por que dele conquistar a simpatia das pessoas. 
Eu assisti a versão conhecida como "edição especial", remasterizada com efeitos especiais acrescentados em 1997, 2004 e 2011. Particularmente, algumas dessas adições me incomodaram. Ficou estranho e fora de lugar. E olha que eu nunca tinha visto o filme antes. Então, imagino como alguns fãs da série que criticam parte dessas modificações tenham se sentido.
SPOILER (selecione para ler):
Luke e Leia se beijam?!?! =O

2. Episódio V - O Império Contra-Ataca (1980)
Imagem retirada da internet

Sinopse Original:
As forças imperais comandadas por Darth Vader (David Prowse) lançam um ataque contra os membros da resistência, que são obrigados a fugir. Enquanto isso Luke Skywalker (Mark Hamill) tenta encontrar o Mestre Yoda, que poderá ensiná-lo a dominar a "Força" e torná-lo um cavaleiro Jedi. No entanto, Darth Vader planeja levá-lo para o lado negro da "Força".

Comentários:
 Hahá! Finalmente, o filme que eu esperei desde que comecei a assistir a série. Aqui temos aquela cena clássica, que mesmo quem não é fã de Star Wars conhece, com Darth Vader dizendo "eu sou seu pai". Gostaria de ter visto a cara das pessoas nas sessões de cinema quando essa informação foi divulgada pela primeira vez! Mas, vamos à história. Nesse filme tudo está melhor, desde o roteiro às personagens. Luke, Leia e Solo estão estabelecidos no coração da rebelião contra o Império. O filme é mais como uma ponte para o resto da saga, dando início a tramas quer serão encerradas nos episódios seguintes: Han Solo preso congelado, Luke filho de Darth Vader, o treinamento de Luke como Jedi (conhecemos Yoda!!), a rebelião em si, etc.

3. Episódio I - A Ameaça Fantasma (1999)
Imagem retirada da internet

Sinopse Original:
Quando a maquiavélica Federação Comercial planeja invadir o pacífico planeta Naboo, o guerreiro Jedi Qui-Gon Jinn (Liam Neeson) e seu aprendiz Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor) embarcam em uma aventura para tentar salvar o planeta. Viajam com eles a jovem Rainha Amidala (Natalie Portman), que é visada pela Federação pois querem forçá-la a assinar um tratado político. Eles têm de viajar para os distantes planetas Tatooine e Coruscant em uma desesperada tentativa de salvar o mundo de Darth Sidious (Ian McDiarmid), o demoníaco líder da Federação que sempre surge em imagens tridimensionais (a ameaça fantasma). Durante a viagem, Qui-Gon Jinn conhece um garoto de nove anos que deseja treiná-lo para ser tornar um Jedi, pois o menino tem todas as qualidades para isto. Mas o tempo revelará que nem sempre as coisas são o que aparentam.

Comentários:
Agora sim! Esse foi o primeiro filme que realmente me animei com a história. A curiosidade sobre a origem de Darth Vader, sua vida como Anakin, era o que mais queria saber. Não entendo como os fãs não gostaram do personagem JarJar (por causa disso, ele sofreu boicote nos filmes seguintes) ou da atuação do garoto que faz o Anakin criança (nunca mais atuou depois do bullying sofrido após o filme! Para saber mais, clique aqui). Também foi muito interessante poder conhecer o jovem Obi-Wan Kenobi, ainda treinando para virar um Jedi; e, igualmente, saber a origem da dupla fofa de robôs R2D2 e C3PO. Uma observação irônica aqui: a mãe de Anakin ficou grávida por obra do Espírito Santo XD! Ela simplesmente apareceu grávida, gente!
Na minha opinião, o roteiro desse filme é o que dá a grande guinada na trama de Star Wars. Apesar de nos episódios anteriores existir toda questão da rebelião e luta contra o Império, em a "Ameaça Fantasma" a discussão política e os jogos de poder são levados a um nível muito maior, diferente da dicotomia simplista de bem versus o mal que representava os filmes anteriores.

4. Episódio II - O Ataque dos Clones (2002)
Imagem retirada da internet

Sinopse Original:
Dez anos após a tentativa frustrada de invasão do planeta Naboo, Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor), Anakin Skywalker (Hayden Christensen) e Padmé Amidala (Natalie Portman) estão juntos novamente. Neste período de tempo Obi-Wan passou de aprendiz a professor dos ensinamentos Jedi para Anakin, sendo que ambos foram destacados para proteger a agora senadora Amidala, que tem sua vida ameaçada por facções separatistas da República, que ameaçam desencadear uma guerra civil intergaláctica. Com o passar do tempo surge um romance proibido entre Anakin e Amidala, pois os cavaleiros Jedi não têm permissão para se apaixonarem.

Comentários:
Aqui vemos Anakin crescido e quase tendo terminado seu treinamento Jedi. Já dá para perceber as fraquezas do personagem que o farão se tornar Darth Vader: super arrogante, vaidoso, ambicioso, às vezes inconsequente e em constante conflito com o próprio Mestre. Além disso, vemos o começo do seu romance com Padmé e o total comprometimento de Anakin com esse relacionamento, acima inclusive de seus "ideais Jedis". Sobre o resto da trama, a questão política é aprofundada e são colocadas as bases para a reviravolta da história no episódio seguinte.
As impressões de hoje vão ficando por aqui. Na minha postagem seguinte, vocês verão o que achei do resto dos filmes da saga e a minha opinião sobre Star Wars de um modo geral. Agradeço aos que acompanharam meus comentários até aqui =D.




[1] Nenhuma sinopse é de minha autoria, todas foram retiradas do site: www.adorocinema.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário