sexta-feira, 6 de maio de 2016

Tirinhas dos anos 50, 60, 70 e 80

Tenho certeza que você já ouviu falar de Garfield, Mafalda, Peanuts e Calvin & Hobbes, se não em filmes, pelo menos nos livros de português do tempo da escola. Mas vocês já se perguntaram de onde surgiram essas histórias?

Então, aqui vai uma breve apresentação dessas histórias e desses personagens que fizeram e ainda fazem parte da vida de tanta gente. (O post é longo, mas a apresentação é breve :))



Peanuts

Em 2 de outubro de 1950 foi publicada a primeira tirinha dos hoje famosos Peanuts. Desenhado por Charles Schulz, essas histórias focam inteiramente na vida de crianças, imitando uma sociedade em miniatura, sem a aparição de personagens adultos. O personagem principal é o Charlie Brown (o garotinho na imagem ao lado), o qual é um garoto nervoso e com baixa auto-estima. Além dele, outro personagem que chama muita atenção é o seu cachorro Snoopy, um beagle, muito conhecido aqui no Brasil.

Peanuts estreou em 9 jornais diferentes, sendo uma tirinha por dia e assim, novos personagens iam aparecendo e formando essa turma que conhecemos hoje.

Entre os anos 60 e 70 os Peanuts começaram a fazer grande sucesso. Nessa época Schulz estava tratando de assuntos como igualdade racial ou de gênero, o que provocava grande discussão na sociedade, além de assuntos como a guerra do Vietnã ou o envio da cadela Laika ao espaço. Em 1965 foi à televisão o especial de natal do Charlie Brown. Outros desenhos relacionados às tirinhas vieram depois.

Entre os anos 1980 e 2000 apesar da rivalidade com Garfield e Calvin, Peanuts ainda permaneceu como a tirinha mais popular na história. A tirinha continuou a ser publicada até que Schulz precisou parar devido a problemas de saúde. Antes de se aposentar e parar as postagens diárias, Schulz ainda criou mais 5 tirinhas, que foram publicadas nas segundas-feira de 9 de janeiro a 13 de fevereiro de 2000. Schulz morreu no dia 12, um dia antes da sua ultima tirinha, a qual continha uma nota sua agradecendo aos editores e fans de Peanuts por todo o apoio.

Em outubro de 2012 foi anunciado um filme 3D nos cinemas estreando o Snoopy, o mais recente de todos (com estréia em 2015), coincidindo com o aniversário de 65 anos das tirinhas e de 50 anos do especial na televisão pelos estúdios 20th Century Fox's Blue Sky.




Mafalda

Fora dos Estados Unidos vamos encontrar outra tirinha muito conhecida por aqui: Mafalda. Criada pelo cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado (Quino), essa tirinha apresenta a Mafalda, uma garotinha de 6 anos que se preocupa com a humanidade, paz mundial, entre outros. Ela apresenta sérios problemas de atitude, porém de maneira inocente.

A primeira vez publicada foi em 29 de setembro de 1964 na revista Primeira Plana, passando a ser apresentada no jornal El Mundo no ano seguinte. Em 1968 as tirinhas de Mafalda começaram a aparecer semanalmente na Siete Días Ilustrados e sua publicação só sessou em 25 de junho de 1973. Quino ainda desenhou algumas vezes em anos seguintes, a maioria das vezes para promover os direitos humanos.

As tirinhas foram todas republicadas em uma coleção de livros numerados de 1 a 10 e mais alguns especiais, como livro especial "10 Anos com Mafalda", por exemplo. Quino não aceitou adaptações para o cinema, mas houveram duas animações curtas apresentando a Mafalda. Em 1993 Um amigo de Quino produziu 104 curtas de Mafalda.

                  Em 2016 Quino faz 84 anos e ao longo dos anos já ganhou diversos prêmios na                                     América do Sul e Europa (locais onde Mafalda fez mais sucesso).


Garfield

Garfield é uma tirinha americana criada por Jim Davis que conta a história do gato Garfield, seu dono Jon, e o cachorro de Jon chamado Odie. Garfield é tratado como preguiçoso, obsessivo por comida, odeia segundas feiras e dietas (como muitos de nós).

Antes de Garfield, Davis tinha criado uma tirinha cujos personagens principais eram insetos. A resposta do público foi que "ninguém se identificaria com insetos"... Então ele teve a brilhante ideia de retratar um gato e a sua relação com o seu dono e um cachorro atrapalhado. A primeira tirinha do Garfield estrou em 25 de junho de 1978. Inicialmente a tirinha era mais realista, porém depois de um tempo podemos ver mudanças no estilo, como quando o gato começou a aparecer andando sobre duas patas, por exemplo.

Logo Garfield se tornou um grande sucesso, aparecendo em mais de 850 jornais em 1981 (3 anos depois do lançamento). Davis fundou uma empresa para gerenciar os negócios e em 2002 as tirinhas se tornaram as mais publicadas do mundo e são ainda distribuídas hoje em dia.

Garfield atualmente faz grande sucesso na internet no seu website oficial (Garfield.com), onde pode-se encontrar várias tirinhas e até jogos sobre o tão famoso gato. Na televisão a primeira animação veio em 1980 pela CBS seguida de várias outras séries, como Garfield and Fiends produzida pelo Cartoon Network de 1988 a 1994 e a série The Garfield Show produzida pela francesa CGI e estreada em 2009. Além de tudo isso, ainda podemos encontrá-lo atualmente em vários games e livros.





Calvin and Hobbes

Conhecida no Brasil com "Calvin e Haroldo" e criada por Bill Watterson,  essa tirinha foi publicada pela primeira vez em 18 de novembro de 1985. Ela conta a história de Calvin (um garoto precoce, malicioso e aventureiro de seis anos de idade) e seu tigre de pelúcia Hobbes. Um ano após a sua estréia, a tirinha já tinha sido publicada em 250 jornais.

Uma das características mais marcantes é, sem dúvidas, a criatividade das histórias. Calvin retrata bem um garoto "traquina" de seis anos, sempre desafiando os pais, implicando com as meninas e levando todos à loucura. Para Calvin, Hobbes é um ser vivo, que conversa e compartilha ideias com ele, porém para todos os outros ele não passa de um bicho de pelúcia (o que pode ser visto quando algum outro personagem entra em cena). Sinceramente, essa é a minha tirinha predileta, até hoje eu compro livros e rio com as histórias de Calvin and Hobbes.

A jornada foi curta, quando comparamos com outras tirinhas. A última publicação foi em 31 de dezembro de 1995 (10 anos depois) e, antes disso, Watterson fez diversas pausas (para ajudar em seu processo criativo).

Ao contrário dos outros autores, Watterson não considera Calvin como um produto e sim como uma arte e, dessa forma, ele defende que o mesmo deve permanecer somente da sua forma original, ou seja, somente como tirinhas. Dessa maneira, não encontramos produtos com desenhos dos personagens. Da mesma maneira não existem animações de Calvin and Hobbes. Muito embora Bill admirasse os desenhos, ele não conseguia pensar na possibilidade de estar escolhendo uma voz para o Calvin.

18 livros foram publicados entre 1987 e 1997. Posteriormente muitos outros livros foram publicados, como uma coleção completa de 1440 páginas em 2005 e uma coleção com 4 volumes em 2012, por exemplo. Por opinião própria, vale a pena dar uma olhada.





Essas tirinhas não são as únicas, existe uma gama enorme de cartunistas em todo o mundo produzindo esse tipo de arte todos os dias. Escolhi esses pelo fato de terem marcado minha infância e acredito que é importante conhecermos a origem de personagens tão famosos (e que estão voltando à tona ultimamente). Garanto que todos te farão rir e pensar, sendo uma ótima fonte de entretenimento, conhecimento e cultura.

Espero que tenham gostado e peço desculpas pelo post tão longo. :)
Se achar algo interessante ou se quiser somente conversar a respeito, basta comentar ou enviar email!

o/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário