sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Ingress: uma visão sobre o precursor do Pokemon GO

Com a notícia do lançamento do jogo Pokémon GO, muitos nerds e fãs em geral estão ansiosos para saber como será a jogabilidade. Embora não tenhamos as respostas para todas as perguntas, de uma coisa nós sabemos: parte dele será baseado no jogo ja existente chamado Ingress. Como sabemos disso? Veja mais a seguir.



A princípio, o que é o Ingress?

Criado pela Niantic Labs em parceria com o Google, o Ingress é um jogo de realidade aumentada que mistura o nosso mundo com o ficcional. A história conta que um novo tipo de matéria invisível foi descoberto emergindo na terra a partir de portais que ficam em locais com alguma importância artística, cultural ou histórica. Quando certos humanos entram em contato com essa matéria por um período de tempo, acreditam ter sofrido mudanças e se tornado mais inspirados e produtivos, essas pessoas são chamadas de sensitivas. Tecnologias são então criadas no laboratório para detectar e proteger os portais. Porém, após um grupo de sensitivos passarem por uma experiência estranha por ser exposta a uma grande quantidade da energia da matéria (e após muita confusão, incluindo fuga de alguns membros, perseguições e mensagens estranhas vindas do portal), o grupo se divide em duas facções: os Iluminados (que utilizam a energia da matéria e acreditam que ela é benéfica para a humanidade) e a resistência (que duvidam da energia e acreditam que ela pode ser prejudicial).


Símbolos: Iluminados (à esquerda), Resistência (à direita) e Ingress (centro).
É nesse contexto que o jogo se encontra. Após o vazamento das tecnologias do laboratório, qualquer um pode se juntar a uma das facções e lutar pelo domínio dos portais. O jogador, ao abrir o aplicativo no celular, verá o mapa indicando as localidades dos portais e precisará se aproximar deles para dominá-los, inserir escudos ou quebrar as defesas dos inimigos. O jogo tem parceria com o Google, ou seja: o mapa é realmente o da sua cidade (e do mundo inteiro). Essa é a característica mais marcante do jogo, a realidade aumentada permite/exige que os usuários andem pelo mundo real para conquistar os objetivos. Para dominar alguns portais (os que já foram dominados pela outra facção) serão necessários vários jogadores, ou seja: fazer amigos e andar com eles pela cidade é o melhor meio de passar de nível e dominar portais.



Opiniões e comentários.

Uma das coisas mais interessantes que aconteceu quando entrei no jogo foi o fato de um jogador da mesma facção que eu (eu escolhi ser dos Iluminados) vir falar comigo e pedir meu numero de celular. Após alguns minutos me encontrei em um grupo do Whatsapp com muitas outras pessoas me ensinando como jogar e o que eu deveria fazer. Eu não tinha a noção da quantidade de pessoas que jogavam esse jogo e de como elas eram unidas (fiquei sabendo por eles que o mesmo acontecia na outra facção). Eventos são organizados mensalmente com as duas facções, o que reforça ainda mais a comunicação e a união. Vi muitas amizades serem criadas naquele grupo.

A maior parte do tempo joguei na universidade nos diversos portais que existem lá dentro. A ideia é que você encontre um portal sem ter de andar muito do local em que se você se encontra. Acredite, existem lugares com tantos portais e com disputas tão acirradas entre os jogadores a fim de os dominarem que se torna comum ver pessoas embaixo de monumentos com seus celulares nas mãos jogando. Eu realmente só notei essas coisas depois que comecei a jogar também.




Para quem joga com muita frequência (e tem bastante tempo livre) o jogo não enjoa. O jogador quer sempre ficar mais forte para derrubar e criar defesas melhores e isso sempre estimula. Porém o jogo se torna mais complicado para quem não pode ficar andando por aí com muita frequência, estando fadado a ficar para trás em relação aos outros jogadores (mas, como existem sempre jogadores novatos surgindo, ser lento não é tão ruim assim).

A comunicação com pessoas da sua própria facção é interessante, mas é bom lembrar que existem todos os tipos de pessoas jogando esse jogo. Vi jogadores vendendo drogas e armas no grupo do Whatsapp, ou seja: não é aconselhado para crianças e mesmo os adultos devem tomar ‘certos cuidados’.

Por fim, esse é um jogo que eu aconselho todos os fãs de jogos a tentarem pelo menos uma vez na vida, principalmente para quem tem muito tempo disponível e um meio de se locomover sem que seja assaltado (muito embora esse último ponto não atrapalhe a maior parte dos jogadores). O jogo so tende a ficar mais interessante com o tempo. E, além de tudo isso, existe uma história fantástica por trás que vale a pena ser vista na íntegra no site do jogo, tanto que existem rumores de uma série que vai ser estreada baseada nessa história.


Mas e o Pokémon GO?

A Nintendo, a Google e a Niantic Labs são as empresas responsáveis pela criação do Pokémon GO, sendo a última a responsável pela jogabilidade em realidade aumentada, recebendo recentemente grandes incentivos das outras duas para melhorar a sua tecnologia para a criação do tão esperado jogo. Portanto, para os fãs da série animada, vale a pena dar uma olhada no Ingress e ter uma noção (mesmo que pequena) do que espera-se para o Pokémon GO. No mais, teremos de esperar o lançamento para podermos finalmente (viajar o mundo - $$$ - e quem sabe) capturar todos!



Algumas informações citadas podem ser encontradas nos sites:


Notícia sobre a série de TV baseada na história do Ingress: 
http://www.tecmundo.com.br/video-game-e-jogos/77298-ingress-jogo-google-virar-seriado-tv.htm

Site do Ingress:

Nenhum comentário:

Postar um comentário