sexta-feira, 11 de março de 2016

Steven Universo - Um desenho fantástico!



Vocês já ouviram falar de um desenho animado chamado Steven Universo? Se você não gosta de cartoons ou de desenhos porque os acha infantis, essa é uma boa oportunidade para mudar de ideia. Se somente nunca ouviu falar ou se já conhece, me acompanhem aqui e vamos conversar um pouco sobre esse desenho. Já adianto para vocês: ele é ÉPICO!


Na primeira vez que você assistir o desenho ele vai parecer um pouco infantil (coisa de cartoon mesmo)... Ao longo do episódio ele vai ficando bonitinho e depois de um tempo… “OPA, tem alguma história aí que não foi contada… E parece ser interessante”... Sim, essa será a sua reação.


Steven Universo é um desenho criado por Rebecca Sugar (que praticamente desenhava e escrevia Hora de Aventura) e produzido pelo Cartoon Network Studios. O desenho gira em torno do Steven, um garoto que é membro de um grupo chamado Crystal Gems, composto também por três alienígenas (com aparências femininas), sendo esse grupo responsável por salvar a terra de perigos (os quais a maior parte dos seres humanos nem sabem que correm).

O interessante do desenho está na história que existe por trás, coisas que aconteceram antes do Steven nascer e algumas também responsáveis pelo seu nascimento. Essa história não é contada de vez, mas os eventos acontecidos nos episódios terminam por revelar algo e é isso que torna tudo muito interessante. Essa “side-story” é linda e muito emocionante (chorei em vários episódios) e, além disso, as Gems (a raça alienígenas) são interessantíssimas. Vale a pena dar uma conferida.

Eu falei que a criadora do desenho trabalhava com a Hora de Aventura, mas não se enganem, as histórias e o desenho em si não tem relação alguma. Nota-se uma “lucidez” muito maior em Steven Universo e o desenho é cheio de emoções capazes de nos fazer rir, chorar e dizer “ooooown” em vários momentos. Eu, particularmente, não sou fã dos desenhos dessa fase atual do Cartoon Network (na verdade eu desprezo a maioria), então se eu gostei desse é porque é pra valer.


Mas sobre o que o desenho fala?

Trata-se muito relações de amizade, relações de pai/mãe filho, relações afetivas (e bem ingênuas)... Existe muita ação também e você se verá torcendo muito pelo Steven em várias lutas. O desenho tem um quê de feminismo (e se você se interessou por isso saiba que esse é o primeiro desenho desse estúdio que foi criado por uma mulher). Podemos ver também um pouco de homossexualidade (faço o alerta para os que não são fã da temática), porém de forma extremamente singela e ingênua (eu diria até imperceptível para as crianças), mas com certeza totalmente perceptível (e bonitinha) para os adultos. Os personagens tem suas complexidades e personalidades únicas. A criadora soube deixar tudo sob medida.

A animação tem em torno de 10 minutos por episódio, o que o torna muito fácil de assistir e acompanhar. Vocês não tem noção da quantidade de emoção que cabem nesses 10 minutos. E o desenho não é corrido, tudo é extremamente bem feito e pensado.

Se isso não lhe convenceu, eu sugiro dar uma olhada em algum episódio aleatório e tirar as suas próprias conclusões. Passa aqui e comenta algo se você também achar ou se já acha o desenho interessante. ;)



5 estrelas - amo de paixão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário