quinta-feira, 3 de março de 2016

Receita: Stick de Brigadeiro e Granulado

Oi, gente! 

Tenho a honra de hoje estrear os posts culinários do Estaca!!! Essa receita é super fácil e foi a primeira coisa "de respeito" que já cozinhei na vida. Conheci ela seis anos atrás através do programa da Ana Maria Braga (que foi? Sim, quando posso eu assisto) e, desde então, é minha receita preferida e faz muito sucesso com familiares e amigos.


Então vamos lá, mão na massa!

Ingredientes:

Para o stick/biscoito:

1/2 xícara de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
170g de manteiga sem sal 

Para a cobertura:

1 lata de leite condensado
1/2 colher (de sopa) de manteiga sem sal
1/2 xícara (de chá) de açúcar mascavo
1 pacote de granulado (colorido fica mais bonito!)

Modo de preparo: 

Em um tigela, misture o açúcar, a farinha e a manteiga (ela deve estar em temperatura ambiente). Pode demorar um pouco, mas trabalhe nela até virar uma massa homogênea e fácil de modelar. Se quiser, aproveite esse momento para despertar seu chef interior e "maltrate" a massa: faça uma bola gigante com ela, jogue na tigela, pegue novamente, esmurre... Enfim, as possibilidades são infinitas.

É importante ter cuidado para não ficar esfarelada (nesse caso aumente a quantidade de manteiga) ou oleosa demais (colocou mais manteiga do que deveria).

Estando a massa pronta, unte uma forma (o formato não importa, use a que tiver em casa, eu, por exemplo, adoro fazer com forma de pizza) e distribua a massa por ela. Depois disso, alise a superfície da massa com a parte convexa de uma colher e, em seguida, faça pequenos furinhos nela com um garfo.

Agora é só levar ao forno pré-aquecido a 180°C e esperar até a massa ficar firme e levemente dourada. Quando faço, demora cerca de 30 a 35 minutos, mas tanto o tempo, quanto a temperatura, podem variar, dependendo do forno que você usar. Após a retirada do forno, reserve até esfriar.

Registro da massa após a retirada do forno

Para a cobertura, não existe nenhum mistério. Ela é um brigadeiro comum que no lugar do achocolatado leva açúcar mascavo. Se você não tiver esse tipo de açúcar em casa, pode fazer como brigadeiro branco, realmente não faz muita diferença. Mas tenho algumas dicas que considero cruciais: 

1. Se for usar açúcar mascavo, cuidado para não exagerar na medida, senão vai virar um brigadeiro de rapadura! Falo por experiência própria, não fica muito bom.

2. Independentemente de usar ou não o açúcar mascavo, o "ponto" do brigadeiro será sempre após ele começar a ferver e desgrudar da panela, então ele tem de estar bem espesso.

3. Na versão original, essa receita tem também uma cobertura de chocolate branco e preto derretido por cima do brigadeiro (na minha versão, o granulado substitui essa segunda cobertura). Já fiz seguindo a receita tradicional, mas não aconselho por que o chocolate, mesmo ao leite, tem gosto muito forte e anula o sabor do brigadeiro e do stick. 

4. Pela mesma razão, não recomendo que faça a cobertura com brigadeiro preto.

Retomando: depois que a massa estiver fria, é só espalhar a cobertura por cima dela e decorar com o granulado. Após isso, leve a forma para a geladeira e deixe lá até o brigadeiro endurecer (mais ou menos 1h de espera). Pra finalizar, utilize uma faca para cortar o stick (o tamanho e formato dos pedaços fica a seu critério).




E aí, o que acharam da receita? 

Tentem fazer em casa e depois comentem aqui me dizendo como ficou! Fiquem à vontade também pra deixar qualquer dica ou dúvida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário