sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Divergente - Veronica Roth



Divergente é um desses livros que você com certeza já ouviu falar. A história se passa em um futuro alternativo e (assim como a série de livros de Jogos Vorazes) rendeu um filme nos cinemas. Eu particularmente gosto de livros que se tornam filmes e sigo a regra de “ler antes de assistir”, além do mais, esse é um estilo que eu adoro: ação misturado com uma boa ficção em um contexto fascinante. Assim, resolvi fazer essa resenha não só do livro, mas do filme também. Espero que gostem.
O livro

Veronica Roth se mostou ser muito criativa ao criar um futuro muito interessante. Em determinado momento e por motivos não muito claros, a sociedade se organiza em 5 facções, cada uma com sua forma de pensar. Cada facção tem um trabalho diferente e juntas a sociedade se mantém. Aos 16 anos os jovens fazem testes que costumam dizer exatamente para qual facção a sua forma de pensar se encaixa e, após fazer o teste, eles ainda podem escolher para qual querem ir. Porém existem pessoas (raras) para as quais o teste não funciona e essas são tratadas como uma ameaça à tão estimada organização. É nesse problema que Beatrice se encontra e enquanto tenta descobrir o que há de errado consigo mesma, ela se depara com problemas de maiores proporções acontecendo na cidade, problemas esses que fogem do seu controle.

O livro tem uma leitura jovem, de fácil entendimento e que nos provoca em cada capítulo, nos fazedo querer ler o próximo capítulo para entender o que está acontecendo. O leitor acompanha os pensamentos da personagem principal e, junto com ela, tenta entender os acontecimentos. A forma como a sociedade está organizada é extremamente interessante e nos leva até a refletir sobre nós mesmos. Depois de um tempo acredito que todos se vêem um pouco em Beatrice.

Eu amei o livro. Me envolvi muito e odiei quando ele terminou, mas, para a nossa felicidade, trata-se de uma série de quatro livros: Divergente, Insurgente, Convergente e Quatro (sendo esse último um spin-off que não segue a sequência dos anteriores). Eu podia sentir tudo que Beatrice estava sentindo, me espantei, ri e chorei com ela... Essa definitivamente foi uma leitura que valeu a pena (e que eu nao imaginava que ia valer tanto assim). Spoiler: o final é surpreendente...


Ação, aventura, emoção, romances e um pouco de reflexão é o que se encotra nesse livro. A leitura, por ser jovem, não é para todos os gostos, mas se você é fã de uma aventura com uma boa dose de ficção eu o indico fortemente. Esse é um livro que é difícil não terminar depois de ter começado.

Nota 4

O filme

Falar do filme depois de ter lido o livro é (quase) sempre difícil. Afinal, o livro costuma conter mais detalhes, além de que as pessoas costumam ter visões diferentes do que leram e assim, a tendência é não concordarmos com tudo por mais fiel que o filme seja. Ele tem duas horas e dezenove minutos, o que já é maior que muitos filmes que assistimos por aí. Mesmo com todo esse tempo existem muitas partes que foram cortadas em relação ao livro. Mas isso não é algo que devamos reclamar, não é mesmo? Se o filme fosse mais fiel precisaríamos de algumas horas a mais. Nesse caso vou tentar não reclamar disso.

A sensação de aventura, de descobertas, a curiosidade de Tris (Beatrice) e a ação foram mantidas. Por não termos acesso aos pensamentos da personagem, ela se tornou mais “lerda”, mas o enredo deixou algumas coisas mais claras para que a personagem nao precise desvendar muito, o que ajudou bastante. Acho que os personagens foram muito bem retratados, e suas personalidades foram bem fieis (considerando o limite de tempo para que fossem expostas). Conseguimos então captar bem os sentimentos e a emoção que o filme quer passar, o que dá então uma ótima diversão para um fim de tarde ou para aproveitar com os amigos comendo pipoca.

A unica coisa que me revoltou de verdade no filme (fazendo uma comparação ao livro) foi o fato da história se desviar e voltar ao curso diversas vezes (inseriram partes desnecessárias, acredito que poderiam ter aproveitado esse tempo para ficar mais fiel ao livro). Em outros momentos os fatos não ocorreram na hora certa. Mas o pior foi: uma parte da história ficou totalmente distorcida (o inverso do que deveria ser) somente para que a história ficasse “mais interessante” ao público, algo que discordo totalmente. Basicamente o momento que Tris deveria demonstrar mais os seus dons foi transformado no momento que ela mais deveria escondê-los, o que me incomodou bastante.

Assim, se você quer assistir um filme de ação interessante e com um background fantástico, Divergente é um bom filme e uma adaptação muito legal de um livro ótimo. Mas fique sabendo que, embora o filme siga o caminho do livro, em diversos momentos ele se desvia um pouco e insere informações que não existem no mesmo. Dessa forma a história se torna bem diferente em várias partes.

Meu conselho: leia o livro. Sou muito a favor dos detalhes. Acho que um leitor entende que nem sempre a história segue como ele quer, mas muitas vezes isso é o que torna essa história mais fantástica. Mas não vamos desmerecer o filme, afinal, adaptações são normais no cinema e na televisão e são ótimas para quem não costuma ler. No final trata-se de uma questão de gosto mesmo.

No mais, já foram lançados os filmes de Divergente e Insurgente. Nesse ano de 2016 será lançado o Convergente. Quem ficou curioso e quer assistir no cinema, ainda temos alguns meses para ver os anteriores. E quem quiser ler basta ir na livraria mais próxima.


Alguns anexos...

Sinopse original do livro:

Nesta versão futurista da cidade de Chicago, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição. Aos 16 dezesseis anos, numa grande cerimônia de iniciação, os jovens são submetidos a um teste de aptidão e devem escolher a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas. Para Beatrice, a difícil decisão é entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é - não pode ter os dois.  Então, faz uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma.

Durante a iniciação altamente competitiva que se segue, Beatrice muda seu nome para Tris e se esforça para decidir que são realmente seus amigos - e onde se encaixa na sua nova vida um romance com um rapaz fascinante, porém perturbador. Mas Tris também tem um segredo, que mantém escondido de todos, pois poderia significar sua morte. Ao descobrir um conflito crescente que ameaça destruir sua sociedade aparentemente perfeita, ela também aprende que seu segredo pode ajudá-la a salvar aqueles que ama...ou destruí-la.

A autora estreante Veronica Roth explodiu na cena literária com o primeiro livro da série Divergente - uma distopia cheia de decisões eletrizantes, traições devastadoras, consequências espetaculares e um romance inesperado.

Cartaz do filme:





Sinopse do filme*:

Na futurística Chicago, quando a adolescente Beatrice (Shailene Woodley) completa 16 anos ela tem que escolher entre as diferentes facções que a cidade está dividida. Elas são cinco e cada uma representa um valor diferente, como honestidade, generosidade e coragem. Beatrice surpreende a todos e até a si mesma quando decide pela facção dos destemidos, diferente da família. Ao entrar para a Audácia ela torna-se Tris e entra numa jornada para afastar seus medos e descobrir quem é de verdade. Além disso conhece Quatro (Theo James), rapaz experiente que consegue intrigá-la e encantá-la ao mesmo tempo.

*Sinopse disponível no site do ADOROCINEMA: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-195022/


Nenhum comentário:

Postar um comentário