segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Comece a ler já, Pergunte-me como!


Oi pessoas, vamos todos virar leitores vorazes?



Recentemente uma estatística assustadora foi jogada na minha cara. No ano de 2014, 70% dos brasileiros não leram um livro sequer!

Nenhum!

Essa pesquisa foi realizada pela Confederação de Comércio do Rio de Janeiro e honestamente eu fiquei assustadíssima. Não porque a média de leitura caiu ainda mais em comparação ao ano de 2013 - que, diga-se de passagem, já era baixa -  mas porque todas essas pessoas estão perdendo a oportunidade de se tornarem melhores. Pessoalmente eu acredito que todo mundo é um leitor, não um leitor em potencial, um leitor e ponto. O problema é que as pessoas ainda não acharam o livro certo e/ou estão presas nas garras da preguiça.

Resolvi tomar uma providência, não por ser uma alma elevada que quer ajudar os outros, e sim por eu realmente precisar de mais pessoas para comentar comigo sobre os livros depois de eu lê-los.

Sou egoísta assim.  

Primeiro, abra seu coração e deixe-me te mostrar 5 simples motivos PORQUE LER VAI MUDAR SUA VIDA!

  • Ler é exercício para o cérebro: Que ler faz bem todo mundo sabe, né? Mas você sabia que um hábito de leitura pode ajudar na prevenção do Alzheirmer? Isso é um fato,  deixar-se levar por  uma boa história diminui em 30%a chance de se desenvolver  essa doença.
 
  • Diminui o stress: O peso das atividades diárias, como escola, faculdade, trabalho e trânsito podem trazer problemas para nossa saúde física e mental. Agora, se você dedicar um pouco que seja do seu tempo e se perder em um livro, esse stress diário vai diminuir. Uma boa história vai te envolver e você se esquecerá  dos problemas, nem que seja  um pouco.

  • Quem lê, fala bem:  Não tem como negar: um leitor habitual tem um vocabulário mais desenvolvido que do que o  um não leitor. A leitura vai ajudar não só o saber de novas palavras, mas também enriquecer sua  articulação de frases e pensamentos.

  • Quem lê, pensa bem: Da mesma forma que a leitura desenvolve a nossa comunicação, ela também impulsiona um pensamento crítico e um acúmulo de conhecimento. Tudo aquilo que você lê é absorvido e pode ser usado na sua vida de uma forma ou de outra. Além disso, você vai perceber com o hábito da leitura uma melhora sensível na sua concentração.

  • Quem lê, escreve bem:  Estamos está em um mundo conectado e,sempre escrevendo.  Se você quer desaparecer na massa, continue aí sem ler nenhum livro por ano. Agora se quiser melhorar sua forma de escrever, conhecer diferentes estilos de escrita que não são as redações que a gente aprende na escola, fazer a diferença em um vestibular, ou em uma  entrevista de emprego, mostrando habilidades de escrita acima do comum... Pegue um livro AGORA!

O hábito da leitura vai realmente transformar você em uma pessoa melhor. E não pense que isso significa só ler mais que a maioria da população brasileira. Um livro pode te levar para lugares que você nunca imaginou, além de te fazer conhecer países e terras fantásticas  pelos olhos do personagem e do autor, viver situações novas, aprender com erros que você não cometeu, ser apresentado a novos problemas e maneiras de resolvê-lo que nem tenham lhe passado pela cabeça.

Ler é também a maneira mais prazerosa de escapar da realidade; uma maneira de descobrir coisas que você nunca soube, se interessar por assuntos que você nunca sequer ouviu,  conhecer as mentes de outros seres humanos sem de fato ter que conversar com eles. Então, por que raios você  abandonou  essas  oportunidades maravilhosas só porque você se convenceu de que ler dá muito trabalho?

Eu sei que as vezes começar a ler pode ser difícil, mas eu tenho algumas dicas e truques que podem ajudar você a se tornar um leitor voraz!

  • Fique dentro da sua zona de conforto no início.
Não tente ler alguma coisa só porque está na moda.  Pergunte aos seus amigos com estilo parecido ao seu quais os livros preferidos deles, busque indicações, leia resenhas na internet... . Pense nos filmes que você gosta de ver, nas séries que você assiste. Isso tudo pode te levar a achar o livro certo.

  • Dê uma chance às séries de livros.
Pode parecer besteira, mas uma série pode ser um excelente lugar para começar o hábito de ler, afinal, o final de um livro vai te dar vontade de ler outro.

  • Tente livros de conto.
Se você tem preguiça de livros longos, comece por contos. São pequenas histórias que podem ser lidas com rapidez e não perdem em nada para livros gigantes. 

  • Tenha uma meta diária.
Se você estabelecer uma meta diária, vai ficar mais fácil adquirir esse hábito. Pode ser uma meta de tempo, como ler por 30 minutos todos os dias, ou de páginas, ler 10 páginas por dia. Seja qual for, eu aposto que depois de um tempo 30 minuto vão virar horas e mais horas e 10 páginas se transformarão em um livro todo.

  • Dedique-se.
Quando você for ler, evite ficar perto de distrações como a TV, a internet, o celular e todas as pequenas distrações que te rodeiam. Pense nesse tempo como um momento especial que você vai ter com um amigo que está conhecendo. Por isso, escolha um momento que você possa realmente relaxar e aproveitar os detalhes da história que você está lendo.

  • Respeite-se.
Se você leu um capítulo inteiro e não gostou do livro, não tenha pena de trocar e buscar outro. Forçar uma coisa assim pode fazer você ficar com birra de ler. E, no final das contas, ler tem que ser um prazer.

  • Motive-se.
Crie uma lista de todos os livros que você já leu.  Faça uma contabilidade de páginas lidas em um ano. Anote a primeira e a última palavra de todos os livros que você leu. Siga um desafio literário. Escreva resenhas.  Busque coisas que façam você ter mais vontade de ler. Manter-se motivado pode ser mais fácil do que você imagina.


Essas são as minhas dicas, mas talvez um pensamento ainda mais importante é que um  livro lido por obrigação não vai ter grande impacto na sua vida. Em oposição a isso qualquer livro  lido com animação e boa vontade vai ser de grande importância. Tente superar sua relutância lembrando-se do valor que a leitura tem. 

Eu garanto que ler não dói e não tem contra indicação!


Nenhum comentário:

Postar um comentário